A “Feira Regional da Cana de Açúcar e seus derivados”, que decorre em Março, tem lugar na freguesia dos Canhas mais precisamente no Mercado dos Agricultores.
Desde 2019 que a Feira Regional da Cana-de-Açúcar é da responsabilidade do Governo Regional sendo organizado através da Casa do Povo da Ponta do Sol. Depois de 13 edições com organização da Câmara Municipal da Ponta do Sol, o Governo Regional quer assumir a organização do evento.
Face à importância deste evento para o Concelho, a Câmara Municipal da Ponta do Sol quis salvaguardar duas situações:
- que fosse mantida a realização da Feira na Freguesia dos Canhas este ano e em edições futuras;
- que fosse dada prioridade aos artistas que a Câmara já havia contactado.
Respeitados estes dois pressupostos, dado o interesse da Secretaria Regional de Agricultura e Pescas em assumir os custos e a organização da Feira Regional da Cana-de-Açúcar, evento até agora organizado e totalmente financiado pela Câmara Municipal, não haverá entraves ao pedido de alteração.
Produção de Cana-de-Açúcar - 0,27 €/Kg
O município da Ponta do Sol é um dos principais concelhos produtores de cana de açúcar da Madeira, sendo a Mostra Regional da Cana-de-Açúcar, celebrado na freguesia dos Canhas, o momento que simboliza a orientação agrícola de todo o Concelho.
A Câmara Municipal da Ponta do Sol pretender apoiar os investimentos agrícolas e todos os empresários e investidores que estejam interessados em rentabilizar o seu investimento, apoiando na interpretação do licenciamento subjacente à produção da cana.
O preço mínimo a pagar aos produtores de cana-de-açúcar é de 27 cêntimos ao quilo e encontra-se previsto no Despacho n.º 73/2016, publicado no JORAM na IISerie-037-2016-02-29.
São vários os apoios concedidos através da Portaria n.º 363/2015, de 14 de dezembro, através de Fundos Europeus, para todos os produtores e potenciais investidores na área agrícola, designadamente na produção de Cana de Açúcar.