Ocorrências Ponta do Sol

ir para conteudo

O Banco de Terras da Ponta do Sol é mais um importante passo no âmbito da Modernização Administrativa, desta vez no sentido de dinamizar a Agricultura.

Uma vez que o setor primário na Ponta do Sol é predominante, a Câmara Municipal apostou numa plataforma que pudesse agilizar a publicação e consulta de terrenos disponíveis para cultivo nas freguesias da Ponta do Sol, Canhas e Madalena do Mar.

Trata-se de uma medida de combate ao surgimento de terrenos baldios, tornando o nosso Concelho atrativo para agricultores e, em simultâneo, mantendo a paisagem agradável para quem nos visita.

O Banco de Terras integra a Plataforma «Sol Digital» e foi um dos compromissos assumidos pelo executivo municipal em 2018. A sua implementação foi igualmente muito solicitada através do espaço «Proponho para o Município».

Quais os objetivos?

Além da disponibilização da informação imediata proporcionada pelo Banco de Terras, a Câmara Municipal da Ponta do Sol pretende com esta plataforma digital igualmente:

• Combater os terrenos "baldios" e as áreas abandonadas;
  • Minimizar potenciais riscos de incêndio face à falta de utilização dos terrenos;
  • Proporcionar oportunidades para os investidores agrícolas e/ou florestais;
  • Combater o desemprego e dar a conhecer potencialidades territoriais ao nível do setor primário;
  • Fomentar a economia local;
  • Tornar o território ainda mais atrativo do ponto de vista paisagístico;
  • Contribuir para uma melhor pegada ecológica e sustentabilidade dos solos;
  • Promover territorialmente as freguesias;
  • Potenciar a infoinclusão, a igualdade de oportunidades e a informação territorial;
  • Contribuir para que os imigrantes e investidores do concelho possam monitorizar e rentabilizar os seus terrenos mesmo sem a presença física.