A Vila da Ponta do Sol tem o seu mercadinho de produtos agrícolas. Nasceu em 2019 e ocorre semanalmente no Jardim Municipal, entre as 9h as 13h.
É uma iniciativa da responsabilidade da Câmara Municipal que conta com a colaboração da @jfpontadosol, da @omniartisan e da @organicamadeira. Estas instituições promovem a produção de bens locais, biológicos e artesanais, visando a prosperidade de economias locais e circulares.
O «Mercadinho», também divulgado como «Expo-Agrícola», nasce da necessidade de promover a produção agrícola local, sobretudo a produção de caráter não intensivo e a produção biológica. O projeto realiza também iniciativas de sensibilização, entre elas, a mudança de uma agricultura com recurso a químicos de síntese para uma em que não são utilizados.
Espera-se que este mercadinho venha a crescer e se transforme numa referência na zona, que além da promoção da economia circular preste atenção à promoção da recolha seletiva de resíduos, com foco nos orgânicos e consequente compostagem.
Enquadrado na política municipal agrícola, pretende-se ainda com este projeto sensibilizar para a partilha/arrendamento de terras e/ou equipamentos, assim como aferir as necessidades concretas dos produtores e consumidores locais.
Neste sentido é disponibilizado um formulário que auxilia o apuramento do que existe e do que é procurado. Clique AQUI.
Este Mercado, sendo organizado pelo Município, também tem um caráter social e comunitário, permitindo que produtores/agricultores e artesãos de subsistência, residentes no concelho, também possam participar